Aprender inglês a qualquer custo

Um grupo de amigos, uns cansados de cursinho, outros querendo ir além, mas todos com o mesmo objetivo: aprender inglês pra valer. Esse é o principal motivo da criação desse blog. Estamos dispostos a aprender inglês a qualquer custo. Mesmo que na nossa profissão ou dia-a-dia saber ler seja o suficiente, isso não é o bastante para nós. Queremos realmente ler, escrever, escutar e falar em inglês. Uma meta pessoal minha é estar fluente até a conclusão da graduação, que ocorrerá no final de 2010, espero que acompanhem meu crescimento.

Quando estamos aprendendo inglês, existem dois tipos de vocabulário: passivo e ativo. O vocabulário passivo é o mais fácil de se desenvolver, ele é ampliado quando estamos escutando ou lendo algo em inglês. Geralmente é o que um bom estudante desenvolve primeiro no estudo de outro idioma. A maior dificuldade é desenvolver o vocabulário ativo, este é empregado quando estamos falando ou escrevendo em inglês. Ter um bom vocabulário ativo é essencial para a tão sonhada fluência. E a dificuldade de praticar esse vocabulário aumenta quando não se tem onde e nem com quem praticá-lo.

A nossa principal proposta é formar um grupo de pessoas interessadas em praticar a pronúncia do idioma e marcar periodicamente um encontro para “falar em inglês”. Essas reuniões poderão acontecer em qualquer lugar, um barzinho, praça, casa de um amigo, festa… O importante é o comprometimento de participar e a vontade de aprender.

Alguns questinamentos podem ser feitos como, por exemplo, o que garante que estaremos falando da maneira correta? Nessa hora entra os amigos e os mais experientes, cada um pode contribuir com o pouco que sabe. Nada impede de convidar aquele seu amigo que já morou no exterior ou o seu professor de inglês. E cada um pode saber algo que o outro ainda não saiba então, se você percebeu que tem algo ali que pode ser melhorado, participe, explique, ajude… Nesse momento é importante ressaltar um detalhe, tenha cuidado na forma que irá “corrigir” o seu amigo para que ele não se sinta repreendido, e se foi você que acabou de aprender algo, então não se sinta pra baixo por ter falado errado, muito pelo contrário, nesse momento, ao invés de dizer I’m sorry, diga thank you very much. Porque você acaba de dar mais um passo rumo a conquista do novo idioma. Esse é o maior ganho que um tipo de encontro desses pode proporcionar, a troca de conhecimento.

Como nós moramos em Goiânia, pretendemos marcar nossas reuniões aqui, of course. Mas nada nos impede de, futuramente, organizar uma excursão pro litoral só pra praticar o inglês🙂 Você pode formar seu grupo de amigos em sua própria cidade e combinar um local para se reunir. É interessante que esse local seja mudado a cada encontro, isso possibilita praticar o inglês em várias situações e impede que as reuniões caiam na “mesmisse”. Uma sugestão é estudarem previamente termos que podem ser usados no local, por exemplo, se marcaram de ir pra um barzinho, estudem sobre os objetos que podem ser encontrados ali, como se diz garrafa em inglês, como chamar o garçon, como falar que vai ao banheiro e assim por diante… Talvez, no início, possa haver um pouco de vergonha em sentar num local rodeado de brasileiros e começar falar em inglês, mas isso vai sendo superado com o tempo e que se f… os outros. algo que é legal também, para aqueles que bebem MODERADAMENTE, dois copos de cerveja ou um copinho de vinho pode ajudar a desinibir. Mas cuidado com o limite, porquê bêbado não aprende nada. Mais cuidado ainda se estiver dirigindo, porque o delegado pode não falar inglês.

Ah! Ia me esquecendo. Também foi criada uma lista de discussão no Google Groups para que possamos discutir coisas pertinentes ao aprendizado do idioma e para que possamos marcar nossos encontros. Entre e participe: groups.google.com/group/englishbyheart. Outra coisa, todos aqui estamos aprendendo, como vocês, então podemos cometer erros ao escrever algo. Estamos totalmente abertos a criticas, sugestões e correções.

Espero que estejam animados.

Abraços a todos e até breve.

5 thoughts on “Aprender inglês a qualquer custo

  1. Hi .

    Achei massa a iniciativa, também tenho essa meta de aprender Inglês, então estarei entrando sempre no site para aprender mais ainda com vocês.

  2. Ola pessoal, achei legal a iniciativa de voces, eu moro e estudo em Londres a 4 anos. Ainda nao sou um expert em Ingles mas posso ajudar a solucionar algumas duvidas que por ventura voces tiverem.

    Um grande abraço!!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s